(48) 3431-2671 oaf@unesc.net

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) operam de maneira interdisciplinar e transversal. Para que a comunicação seja transparente entre os profissionais da saúde, são compartilhadas informações sobre casos acompanhados diariamente. A atuação do farmacêutico no CAPS excede a promoção dos conhecimentos à equipe quanto ao uso de medicamentos e até mesmo na prestação da atenção farmacêutica a pacientes em saúde mental que fazem uso de psicotrópicos. “São medicamentos que causam dependência química e podem causar reações adversas não desejáveis, tais como limitações na rotina diária em suas atividades de trabalho e lazer. O farmacêutico junto a equipe tem um papel fundamental no sentido de alertar e proporcionar melhoria no manejo dessa terapêutica medicamentosa para que o paciente consiga ter o mínimo de reações adversas”, explica a farmacêutica, Ludmila Santana Tavares, especialista em farmacologia aplicada à prática clínica.

Em dois anos de funcionamento aproximadamente 3.000 pacientes foram cadastrados no CAPS Samaúma, localizado na capital do Acre, onde atua Ludmila. Já no CAPS Nauas, no município de Cruzeiro do Sul, onde atua a farmacêutica Sandrea Sales de Oliveira, cerca de 10.000 pacientes foram cadastrados. As PICS abrangem o paciente em sua totalidade, sob os aspectos físico, mental e emocional. O farmacêutico atuante nas PICS soma à equipe do CAPS como referência de cuidado aos pacientes de saúde mental. “São locais cujo o objetivo principal é o atendimento de pacientes com quadros persistentes, moderados ou graves e conta com uma equipe interdisciplinar composta por médico, psiquiatra, psicólogo, assistente social, terapeuta ocupacional, educador físico, enfermeiro e o farmacêutico que dentro do CAPS vai além das suas funções na prática farmacêutica”, pondera a conselheira federal de Farmácia suplente pelo estado do Acre.

O farmacêutico participa ativamente no cuidado dos pacientes e decisões sobre como promover a melhoria da qualidade de vida por meio das Práticas Integrativas Complementares (PICS), que são algumas terapêuticas oferecidas nos CAPS, entre elas, o Reiki, Auriculoterapia, Aromaterapia e Floralterapia, as quais apresentam resultados palpáveis e satisfatórios. “A atuação do farmacêutico nas PICS vem somar com a terapia medicamentosa tradicional, agregando novas possibilidades de melhoria da qualidade de vida e tratamento do paciente. São áreas de atuação onde o farmacêutico pode interferir positivamente na vida do paciente”, afirma a farmacêutica que atua no CAPS Samaúma, no município de Rio Branco.

O conselheiro federal de Farmácia pelo estado do Acre, Romeu Neto, considera que as PICS realmente impactam positivamente na saúde dos indivíduos e que a presença do farmacêutico no ambiente dos CAPS é imprescindível. “Além de poder contribuir no tratamento medicamentoso de pacientes com algum tipo de sofrimento mental, nós temos autonomia para aplicação de tais práticas cujo objetivo é beneficiar o usuário do Sistema Único de Saúde”, conclui.

Práticas Integrativas e Complementares – PICS

São tratamentos que aplicam recursos terapêuticos a partir de conhecimentos tradicionais com o propósito de prevenir doenças relacionadas à saúde mental e hipertensão. Em algumas situações podem ser utilizados como tratamento paliativo de doenças crônicas. A porta de entrada para ingresso nos tratamentos é a Atenção Primária à Saúde. O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza gratuitamente 29 procedimentos de Práticas Integrativas e Complementares em sua rede. As PICS são reconhecidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Fonte: Conselho Federal de Farmácia.