Desenvolvimento, Formação e Educação Permanente de Recursos Humanos
Sabe-se que um dos fatores críticos para os serviços de saúde são os recursos humanos. Para que os sistemas de saúde ofereçam serviços de qualidade é necessário que os/as trabalhadores/as estejam disponíveis em quantidade e qualidade para operacionalizar as políticas de saúde vigentes. Os guias da OMS e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) consideram os recursos humanos como um dos componentes chave de uma política de medicamentos, levando em conta tanto a assistência quanto a gestão.
Este tema é de tamanha importância que a PNM brasileira tem como uma de suas diretrizes o desenvolvimento de recursos humanos. A política define que a responsabilidade pelos recursos humanos cabe aos três entes federativos e ressalta a necessidade de formação e aprimoramento em áreas específicas como promoção do uso racional de medicamentos, desenvolvimento tecnológico, assistência farmacêutica e vigilância sanitária.
Pensando nisso, o I Fórum Nacional de Educação Farmacêutica, definiu uma imagem-objetivo do/da farmacêutico/a que o Brasil necessita, sendo este/esta: “preparado/a para o SUS, capaz de intervir científica e criticamente sobre os problemas de saúde e sobre o sistema de saúde, com competência para promover a integralidade da atenção à saúde, de forma ética e interdisciplinar, e valorizado pela sociedade”. Esta imagem-objetivo vem sendo perseguida por meio de mudanças nas Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Farmácia e, aos poucos, estamos avançando em sua direção.
Além disso, é indispensável citar a importância da Educação Permanente em Saúde de profissionais incluindo os temas da promoção da saúde, cidadania, direitos humanos, cuidado farmacêutico e o estudo das políticas de atenção integral à saúde de populações específicas. O Observatório estará direcionando esforços também nesta frente de atuação, atuando junto das Universidades e dos Núcleos de Educação Permanente dos Municípios.
LEITE, S. N.; NASCIMENTO JR, J. M. D.; COSTA, L. H.; BARBANO, D. A. B. I Fórum Nacional de Educação Farmacêutica: o farmacêutico que o Brasil necessita. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, 12, p. 461-462, 2008.
BERMUDEZ, J. A. Z.; ESHER, A.; OSORIO-DE-CASTRO, C. G. S.; VASCONCELOS, D. M. M. D. et al. Assistência Farmacêutica nos 30 anos do SUS na perspectiva da integralidade. Ciência & Saúde Coletiva, 23, p. 1937-1949, 2018.
Trabalhos realizados
Nenhum resultado encontrado
A página solicitada não pôde ser encontrada. Tente refinar sua pesquisa ou use a navegação acima para localizar a postagem.